Blog

21112018

Golden Hour: Utilizando a luz natural

Da ultimas vez que falamos de fotografia aqui no blog, explicamos que existem fotos quentes e frias. Pois bem, hoje, vamos ensinar fazer fotos quentes aproveitando a luz natural do dia. Você já ouviu falar em “Golden Hour”? É uma expressão em inglês, traduzida ao pé dá letra significa “hora dourada”, na fotografia ela é usada para indicar os melhores horários para a prática da fotografia em ambientes externos.

Na Golden Hour (considerando um céu limpo) a luz gerada pelo sol possui baixa temperatura, criando uma coloração quente que ilumina sem muita angulação vertical, evitando sombras em lugares indesejados, e a intensidade da luz ainda não é forte o suficiente para criar uma luz muito dura, cheia de sombras e pontos incorrigíveis.

As fotografias durante a Golden Hour geralmente são de imagens com tonalidade dourada, em uma luz muito bem controlável, onde mesmo sem usar nenhum filtro complementar é possível obeter técnicas fotográficas.

É comum ouvir que a Golden Hour começa e termina em um horário determinado. Geralmente “30 minutos após o nascer, ou 30 minutos antes do por do sol”.  Mas essas horas douradas variam bastante com a época do ano, e também com a posição geográfica que você está localizado.

Para saber a angulação do Sol onde você está existem diversos sites e apps, como por exemplo o http://www.golden-hour.com/. Você pode ainda utilizar o site http://www.timeanddate.com, para descobris a angulação do Sol e saber se a sua posição geográfica é boa para fotografar.

Em dias de céu completamente nublado as condições conhecidas se perdem, e as Golden Hours e os horários se tornam completamente empíricos, podendo inclusive não ocorrer. Edifícios e montanhas podem fazer com que suas Golden Hours fiquem completamente encobertas, portanto você não terá nada mais que uma sombra. Nestes casos, o único modo é vencer os obstáculos, seja subindo para parte alta.

Posts Relacionados

Deixar um comentário