Cigarro, entenda como pode fazer mal aos olhos
Que o cigarro pode trazer grandes riscos para a saúde, isso ninguém pode negar. Mas além de doenças ou problemas comuns ao usá-lo.
Porém, o que alguns talvez não saibam é que o cigarro pode trazer danos irreversíveis aos olhos e este artigo visa alertá-los sobre isso. Uma ótima leitura e vamos lá!
Quais os malefícios do cigarro?
Segundo um estudo recém-lançado pela Associação dos Optometristas do Reino Unido afirma que apenas uma em cada cinco pessoas entrevistadas reconhece o fumo como um fator de risco para a cegueira.
O INCA (Instituto Nacional de Câncer), listou aproximadamente 50 enfermidades que estão relacionadas ao tabagismo, entre elas:
- Câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);
- Doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias);
- Doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses);
- Catarata; e
- Cegueira.
O fato de um fumante desenvolver perda súbita de visão, pode ser causada por neuropatia óptica – quando ocorre obstrução do suprimento de sangue no globo ocular.
E vale destacar que o problema também atinge fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas estão próximos de fumantes, respirando a fumaça de forma involuntária.
Como a fumaça do cigarro libera partículas bastante tóxicas de metais pesados, como chumbo e cobre. O fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, afetando a visão em qualquer idade.
O cigarro chega a ser tão nocivo, que mesmo os fumantes que abandonaram o vício há vários anos, possuem mais chances de sofrer de doenças oculares do que aqueles que nunca fumaram.
Portanto, a dica é parar de fumar o quanto mais cedo possível, diminuindo as chances de desenvolver catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e enfrentar complicações da retinopatia diabética.
Doenças provocadas pelo cigarro?
Como já dito acima, a Catarata é uma das doenças que podem ser causadas pelo uso do cigarro.
Segundo os médicos, um fumante tem 42% mais chances de ter catarata quando atingir a terceira idade do que um não-fumante.
Por ser uma doença silenciosa, a catarata vai deixando a lente do cristalino opaca, até que a pessoa perde totalmente sua visão e independência.
Dos sintomas, os mais comuns são:
- Diminuição gradual e progressiva da visão;
- enxergar os objetos em tons amarelados, borrados ou distorcidos;
- dificuldade de se locomover à noite ou em local com baixa luminosidade;
- sentir-se ofuscado na claridade;
- perceber halos ao redor de objetos luminosos; e
- perder o interesse por atividades rotineiras (ler, escrever, costurar, fazer a barba…) por não desfrutar de clara visão do que está fazendo.
Já a degeneração macular, está relacionada à idade (DMRI), que é 2,5 vezes mais frequente em fumantes.
A doença implica na destruição dos fotorreceptores e na proliferação anormal de vasos sanguíneos sob a retina. Como consequência, surgem cicatrizes que comprometem a visão central e a capacidade de distinguir cores.
Além dessas doenças, o cigarro pode ser letal também, apresentando outros problemas, que também podem fazer muito mal a saúde.
Outras complicações por causa do cigarro
Diabetes também é possível, para fumantes, tendo uma estimativa de que a chance é de 54% maior em fumantes pesados e 25% maior em fumantes leves do que em quem nunca fumou.
O número de diabéticos no Brasil, é de aproximadamente 16 milhões de pessoas, na qual muitas nunca fizeram um acompanhamento oftalmológico.
Nesse caso, a falta da circulação adequada é causada pelo diabetes, sendo mais intensificado em pacientes fumantes.
A retinopatia diabética está associada às mudanças que ocorrem na retina, em seus vários estágios. Inicialmente, costumam ocorrer algumas poucas hemorragias de pequeno porte.
Além disso, é possível detectar alguns depósitos de gordura e o engrossamento dos vasos sanguíneos.
Porém, quando já se encontram nessa fase, muitos não se dão conta de que se trata de uma complicação do diabetes.
Mas o problema está a longo prazo, quando não controlado a tempo, pode levar à perda da visão.
Por isso, é importante que o diabético ou quem tem pré-disposição, visite um oftalmologista pelo menos uma vez por ano e se for o caso de fumar afastar-se definitivamente do cigarro.
Nós já falamos de alguns distúrbios de visão e a catara está entre eles.
Outra informação importante é que existe tratamento gratuito para parar de fumar, segundo o INCA é necessário procurar o coordenador do controle de tabagismo no seu Estado, município ou postos de saúde próximos de sua casa ou do trabalho.
Depois disso, é se informe sobre os locais e horários de tratamento do tabagismo e começar a dar um passo para uma vida mais saudável.
Mais uma vez, informamos que o uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, é capaz de causar dependência similar à provocada pela cocaína.
Por isso é importante buscar ajuda profissional, médica e psicológica, para parar de fumar e não tenha vergonha disso, é o primeiro passo para poder mudar de vida.
Se gostou deste texto, compartilhe com seus familiares e amigos, afinal, informação nunca é demais.