Blog

Veja como cuidar de forma adequada do óculos reserva

Por mais bem cuidado que o seu óculos de grau esteja, imprevistos podem acabar acontecendo. Como a quebra repentina, perda ou furto do acessório.

E quando imprevistos como esses acontecem, se você precisa utilizar óculos de grau com regularidade pode acabar se vendo em uma situação bastante complexa, não é mesmo?

Há quem diga que uma “pessoa prevenida vale por duas”, e por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre a importância de manter um óculos reserva. E vamos abordar também como você pode manter o cuidado adequado com o acessório, para que ele dure por mais tempo.

Por que é importante manter um óculos reserva?

Se você tem algum problema de visão, ou mesmo se precisa do auxílio do óculos de grau em situações específicas como na hora da leitura, por exemplo, sabe bem o quanto o acessório é indispensável em seu dia a dia.

No entanto, quando imprevistos acontecem como a quebra repentina, perda ou furto do acessório, o processo de ir até o oftalmologista para pegar a receita, e posteriormente fazer novos óculos costuma demandar um certo tempo. O que pode acarretar alguns transtornos no dia a dia de quem usa óculos de grau regularidade.

Por isso, o ideal é sempre manter pelo menos um óculos de grau reserva. Para que você possa ter suas necessidades visuais supridas, até que o seu novo óculos fique pronto.

Como cuidar de forma adequada dos óculos reserva?

Assim como os óculos de grau que você usa com regularidade, o óculos reserva também precisa receber cuidados especiais para que você possa conservá-lo por mais tempo. Acompanhe algumas dicas:

1- Faça limpeza correta:

O óculos de grau reserva, tende a ser um acessório menos utilizado. Nesse sentido, caso ele fique guardado por um longo período, procure fazer uma boa limpeza no acessório.

Utilizando água corrente e sabão neutro, faça movimentos suaves nas lentes. E para secar utilize um pano limpo e seco, de preferência que tenha um toque mais macio.

2- Coloque sempre a lente voltada para cima:

Quando for tirar o óculos reserva para descansar ou mesmo para guardar, procure colocar as lentes sempre viradas para cima, para evitar possíveis arranhões e atritos com a superfície.

3- Guarde em local adequado:

E para que eles mantenham sua qualidade por mais tempo, é fundamental guardá-lo em um local adequado. Dê preferência por guardar o óculos no estojo da armação que você você recebeu na hora da compra. Pois ele possui o material apropriado, como o veludo, que protege o acessório evitando arranhões.

4- Evite locais quentes:

Locais muito quentes, como o porta luvas do carro, podem acabar prejudicando o material presente na armação do óculos, causando deformidades.

Por isso, o ideal é guardá-lo dentro do estojo próprio para óculos como comentamos no tópico anterior aqui do artigo, e posteriormente guardar o estojo em um local arejado e seco.

5- Faça ajustes uma ou duas vezes no ano

Apesar de ser menos utilizado, uma ou duas vezes no ano, você pode levar o seu óculos de grau reserva para fazer pequenos ajustes na armação, caso seja necessário.

Qual o momento certo de trocar o óculos reserva?

Quem tem algum tipo de problema na visão e utiliza óculos de grau com regularidade, é interessante voltar ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para verificar se não houve mudanças no grau, por exemplo.

Há situações, em que o próprio oftalmologista recomenda que o retorno seja menor, por volta de 6 meses, ou maior por volta de 2 anos.

Nesse período caso tenha sido constatado alterações na visão que necessitem da mudança no seu óculos de uso regular, você também deve fazer um novo óculos de grau reserva.

Dessa forma, caso você precise utilizá-lo em função de algum imprevisto, não irá acabar prejudicando sua visão com um óculos que esteja incompatível com o seu problema visual mais atual.

Gostou das dicas? Fique atento a mais informações acompanhando nossos artigos.

Deixar um comentário