3 Doenças oculares que podem ser hereditárias
Muitas vezes, quando falamos em doenças oculares nos referimos a problemas que se desenvolvem em função da idade, ou da falta de uso de óculos adequado, utilização incorreta de lentes de contato e outros.
Mas você sabia que, algumas doenças oculares podem ser transmitidas de forma hereditária, ou seja, de uma familiar para outro?
Cuidar da visão é uma das maneiras mais eficazes de tratar, e minimizar os impactos das doenças que acometem a visão.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre 3 doenças da visão mais comuns que podem ser transmitidas de forma hereditárias. E também vamos falar sobre quais são os sintomas e tratamentos destas doenças. Continue acompanhando e saiba mais!
1 – Daltonismo
O Daltonismo, também conhecido Discromatopsia, é uma doença da visão bastante comum no país. Apenas para que você tenha uma ideia, estima-se que existam mais de 2 milhões de pessoas daltônicas aqui no Brasil.
Na grande maioria dos casos o daltonismo se apresenta de forma hereditária. Mas em casos muito raros, o daltonismo pode se apresentar em função de algum trauma na visão como descolamento de retina tumores descolamento de retina tumores cerebrais ou até mesmo algum tipo de lesão neurológica
Quais os principais sintomas: Entre os principais sintomas do daltonismo estão a dificuldade de conseguir distinguir determinadas cores. As cores mais comuns são o verde e o vermelho.
Diagnóstico: O daltonismo quando ocorre de forma hereditária, costuma ser algo difícil de diagnosticar, pois como a pessoa já nasce com a doença, dificilmente ela vai perceber que não consegue distinguir as cores vermelhas e verdes.
Mas cabe ao Médico especialista o oftalmologista, fazer os exames específicos para determinar se uma pessoa tem ou não o daltonismo.
Tratamentos: Não existe cura nem tratamento para daltonismo, o que os especialistas fazem indicar soluções para contribuir com o dia a dia da pessoa que possui essa doença. Mas vale ressaltar que
em muitos casos o daltonismo não interfere em nada a qualidade de vida da pessoa que tem a doença ocular.
2- Miopia
A miopia é um problema de refração, que também pode ser transmitido de forma hereditária. Em geral a miopia se apresenta da seguinte forma, a pessoa tem facilidade de enxergar objetos próximos.
Não entendo, quando a pessoa precisa quando a pessoa que tem miopia e tentar enxergar Algum objeto que está distante ela tende a ver mesmo objeto embaçado ou com a impressão de que está borrado.
Diagnóstico: Apesar de ter um grande fator hereditário,Infelizmente não é possível determinar se um pai ou uma mãe que tem miopia irá de fato passado essa condição para o seu filho. Por isso, é tão importante Levar os filhos desde cedo ao oftalmologista, Pois caso seja identificado a doença possa ser feito o tratamento de forma adequada.
Tratamento: O tratamento pode ser feito por meio da utilização de óculos de grau, ou lentes de contato, sempre com a indicação do oftalmologista.
3- Ceratocone
O ceratocone é considerada uma doença mais rara, que se desenvolve ao longo da vida e faz com que a corda da pessoa se projete para frente, e tenha um formato semelhante a um cone.
Diagnóstico: Ao longo do tempo o ceratocone pode acabar ocasionando um comprometimento visual. Gerando a maior sensibilidade na visão, comprometendo a visão noturna da pessoa, entre outros sintomas.
Tratamento: Se se a doença for diagnosticada Logo no início, o tratamento costuma ser bastante simples, por meio da utilização de óculos indicado pelo oftalmologista. mas em casos ainda mais raros, é possível que a pessoa tenha que fazer o transplante de córnea.
Não hesite em procurar auxílio médico, para receber o diagnóstico adequado da doença e assim fazer o tratamento correto. Para saber mais sobre outros assuntos relevantes, continue acompanhando nosso blog.