Você sabia que os cuidados com uma visão se iniciam logo nos primeiros momentos de vida?
O teste do olhinho é um dos primeiros testes realizados no bebê e, tem um papel importante na na saúde ocular dos pequenos. Se você ainda não ouviu falar a respeito do teste, ou se você tem dúvidas a respeito desse assunto, fique atento ao nosso artigo!
Nesse conteúdo, vamos falar sobre a importância de manter os cuidados com a saúde da visão desde os primeiros anos de vida e também na infância e na adolescência. Continue acompanhando o nosso conteúdo e saiba mais.
O que é o teste do olhinho?
O chamado teste do olhinho, nada mais é do que um teste realizado na visão dos bebês ainda na maternidade. Ele tem por objetivo identificar possíveis problemas de visão no recém-nascido.
Esse é um teste bastante rápido, simples e indolor que é realizado pelo próprio pediatra com auxílio de um aparelho chamado Oftalmoscópio. Com a luz emitida pelo aparelho, o pediatra poderá analisar como está a retina do bebê.
O que o teste pode detectar?
O teste do olhinho tem a função de detectar diversos tipos de doenças oculares no bebê como, por exemplo:
- Glaucoma congênito
- Catarata congênito
- Infecções como: toxoplasmose, Rubéola entre outros
Caso o pediatra verifique algum tipo de alteração na saúde ocular do bebê, ele será encaminhado para um oftalmologista, que irá fazer exames mais específicos e aprofundados, para identificar e tratar as possíveis doenças de forma mais efetiva.
A importância do teste nos bebês
O teste do olhinho já está regulamentado na maioria dos estados do país e faz toda diferença para manter a saúde ocular dos pequenos, logo nos seus primeiros dias de vida.
Para que você tem uma ideia a respeito da importância da realização do teste, segundo especialistas de cada 10 crianças que têm cegueira 8 poderiam ter sido evitados se tivessem sido tratados de forma precoce.
Nesse sentido, caso você esteja gestante, logo após o nascimento do bebê é fundamental ficar atento e exigir a realização desse exame para conseguirem diagnosticar e, se necessário, tratar de forma adequada e precoce possíveis problemas de divisão.
Cuidados com a saúde visual de crianças e adolescentes
Como você pode acompanhar no decorrer desse artigo, falamos muito a respeito da importância do teste do olhinho, que deve ser feito ainda na maternidade e pode ajudar a detectar problemas de divisão logo nos primeiros dias de vida do bebê.
Mas quando falamos a respeito da saúde ocular, é importante manter os cuidados no decorrer de toda vida. Em especial na fase da Infância e da adolescência.
É muito comum que existam pais e responsáveis que acreditam que por serem pequenos as crianças não têm problemas de visão, como ocorre muitas vezes, na fase adulta principalmente após os 40 anos.
Mas a realidade é que as crianças estão sendo cada vez mais expostas a tecnologia e, consecutivamente, a luminosidade dos aparelhos como celulares, computadores, video games, entre outros.
Além da exposição a aparelhos tecnológicos também crianças que desenvolvem naturalmente problemas de visão.
Por isso, assim como os adultos, as crianças tão bem precisaram passar regularmente pelo oftalmologista. Dessa forma, poderem realizar testes e exames para identificar possíveis problemas visuais, que podem ser corrigidos ainda na infância a fim de garantir uma melhora na qualidade de vida dessas crianças.
Uso de óculos na infância e adolescência
Ao levar os pequenos e os adolescentes também a consultas regulares com o especialista, é possível identificar a necessidade de utilização dos óculos.
Em muitos casos, crianças que possuem problemas de visão como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, acabam tendo maior dificuldade escolar, por isso, caso o especialista recomende a utilização de óculos é importante fazê-los o quanto antes.
Aqui nas Óticas Maria José, você encontra as melhores opções de óculos de grau para os pequenos desde os primeiros anos de vida e também para crianças e adolescentes. Venha até uma de nossas lojas conhecer de perto nossos preços e condições exclusivas.