Como perceber os problemas de visão na infância?
Gestos e condutas são apreendidos quando a criança observa as pessoas ao seu redor. Por isso, a visão é um sentido importante para o desenvolvimento físico e cognitivo. É preciso ficar atento ao comportamento, pois um prejuízo no desenvolvimento visual pode ter consequências negativas para o resto da vida.
Um problema de visão pode afetar o desempenho escolar do seu filho, além de causar transtornos maiores como dores de cabeça súbitas. É importante que as crianças visitem um profissional da saúde visual regularmente, e assim, corrigir qualquer problema de visão que possa aparecer.
Até aos dois anos, as crianças são pequenas demais para perceberem ou dizerem que têm um problema de visão. Os sinais a que deve estar atento são:
- Olhos que não se mexam ao mesmo tempo
- O evitar luzes brilhantes
- Tonturas ou perda de equilíbrio
- Náuseas ou perda de apetite
- Ir contra as coisas com frequência
- Franzir os olhos ou pôr a cabeça de lado
- Esfregar os olhos
- Sentar-se muito perto da televisão
Os pais devem se preocupar com a saúde visual dos seus filhos quando eles ainda são bebês. A partir dos 3 anos, exames mais complexos são realizados para diagnosticar qualquer sinal de miopia, astigmatismo e outros problemas.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, recomenda que o primeiro exame de visão da criança é o Teste do Olhinho, que deve ser feito pelo pediatra ainda na maternidade, antes da alta. Depois, um exame oftalmológico completo deverá ser realizado a cada 6 meses durante os dois primeiros anos de vida.
Nas crianças sem problemas aparentes, um exame anual completo deverá ser realizado até o completo desenvolvimento da visão, isto é, até os 10 anos de idade. A detecção precoce desses problemas é fundamental para não prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento da criança.