Conheça a regra dos terços da fotografia
Aos poucos vamos contando aqui no blog, alguns conhecimentos de composição fotográfica. A organização dos elementos, posição do motivo principal e do secundário, cores e texturas, combinações de formas e tudo que puder transformar a imagem agradável e visualmente equilibrada, fazem parte dessa composição.
Hoje vamos explicar a regra dos terços, que é uma técnica básica e fácil de entender. O objetivo é aperfeiçoar o enquadramento. As câmeras fotográficas e celulares de hoje em dia já vêm com essas linhas no visor para ajudar na hora do clique. Talvez você tenha visto e ainda não sabe a funcionalidade.
Caso seu aparelho não tenha essa função, visualize mentalmente duas linhas nas horizontais e duas nas verticais, como um jogo da velha (#). Ou como o nome já diz, três terços verticais e três horizontais. Assim como desenhamos na imagem de destaque desse artigo.
Os pontos de interseção dessas quatro linhas são os pontos onde nossos olhos têm maior atenção (para você acompanhar melhor, na foto do blog destacamos com bolinhas vermelhas). Dessa forma, manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção.
Há, inclusive, estudos que mostram que as áreas de interesse dos nossos olhos ao observar uma imagem são justamente estes pontos, e não o centro, como a maioria pensa ser. Esta regra se aplica muito bem a fotos de edificações e paisagens ou a retratos.
Aqui no nosso caso, a bolinha vermelha está nos óculos, porque é o que queremos destacar. Veja como ficou a foto:
Quer acerta na regra dos terços? Não centralize nada! Mas é claro, apesar do nome “regra”, é apenas uma técnica. O importante é registrar cada momento!