Blog

Cuidados básicos que seus olhos precisam durante o verão

A chegada do verão pode ser uma época do ano que exige atenção extra com a visão e até mesmo certos cuidados básicos.

Afinal, os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficar mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (a formação de uma membrana sobre o globo ocular).

Desse modo, queremos informar a importância de cuidar dos olhos no período do verão, de modo que a sua saúde ocular não fique comprometida.

Por que é importante cuidar dos olhos durante o verão?

Os raios solares além de poderem causar danos à sua pele, também ameaçam seus olhos.

Durante o verão, é como que as irritações e alergias oculares aumentam. Com a exposição ao sol em excesso e uma falta de cuidados podem ter danos irreversíveis aos seus olhos.

Problemas comuns nos olhos durante o verão

Nas férias e verão, é comum frequentarmos praias e piscinas, mas o que não imaginamos é que elas podem estar contaminadas.

O contágio acontece por meio do vírus ou por um contato direto com pertences pessoais e secreções de que estejam contaminadas.

Dentre as principais viroses e problemas que podemos ter neste período, destacamos:

  • Conjuntivite

Causando irritação, ardência e vermelhidão nos olhos e é uma inflamação na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte internas das pálpebras) e que se não for tratada, pode trazer grandes complicações.

  • Ceratite

Sendo uma das infecções mais comuns na estação, essa inflamação da córnea é causada por micro-organismos nocivos muito frequentes no verão.

  • Pterígio

O principal desencadeador dessa doença é a exposição em excesso aos raios solares e falta de proteção adequada. As pessoas que mais sofrem com as complicações do pterígio são as que trabalham expostas ao sol.

  • Catarata

A principal queixa das pessoas que sofrem com a doença é ter a visão embaçada, como se olhassem através de uma janela enevoada, o que causa desconforto ao dirigir um carro e dificuldade durante a leitura.

Como manter os cuidados básicos com os olhos, mesmo fora de casa?

A primeira dica é utilizar os óculos de sol, seja para fins estéticos ou para providenciar melhor o conforto visual, desempenhando uma característica importante quando se falar de proteção.

Porém, é preciso se atentar em que muitas vezes, é negligenciada a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB) na hora da compra.

Nesse caso, se as lentes escuras não tiverem a capacidade de impedir a chegada da radiação, o perigo é ainda maior.

Tal proteção deve ser atestada e adequada para barrar, de fato, os efeitos que o sol pode causar.

O uso de óculos de sol de origem duvidosa, podem levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos, por isso, invista em um material de boa qualidade.

Outros cuidados a serem tomados são:

  • Caso não tenha óculos de sol, bonés e chapéus são bem-vindos;
  • Não leve as mãos aos olhos após usar o filtro solar;
  • Use os óculos de natação;
  • Não entre na água com as suas lentes de contato e
  • Use água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes em caso de irritações.

Apesar das dicas de cuidados básicos, vale lembrar que se os sintomas persistirem, busque ir ao oftalmologista.

Agora que já tem essas dicas, pode aproveitar seu verão da melhor forma possível.

Outras dicas como essa, você encontra aqui em nosso blog, por isso fique atento e conheça as melhores dicas sobre como cuidar da sua saúde ocular.

Posts Relacionados

Deixar um comentário