Blog

doenças oculares comuns no inverno

Doenças oculares comuns no inverno 

Com o frio mais forte se aproximando, é necessário ter alguns cuidados com os olhos, que também sofrem com a queda de temperatura. Os olhos ficam mais vulneráveis nessa estação do ano por causa do clima seco e a baixa umidade do ar. Confira no texto, as doenças oculares comuns de inverno e algumas recomendações.

Olho seco

Relacionada à exposição à poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar e lugares fechados com ar condicionado, a Síndrome do Olho Seco é uma doença caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade ou má qualidade da lágrima. 

Os sintomas podem variar. Sensação de areia nos olhos, lacrimejamento excessivo, dificuldade para abrir os olhos ao acordar e secreção ocular são alguns deles.

Conjuntivite

A conjuntivite é muito comum no inverno, pois as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados e com menos circulação de ar, para se esconder do clima frio. 

  • Causada por exposição alérgica: 

A conjuntivite alérgica não é contagiosa e, em geral, acomete os dois olhos, o tempo de duração da doença é variável e não deixa sequelas.  Sintomas: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão.

  • Causada por vírus: 

Adquirida pelo contato com outra pessoa, é altamente contagiosa e inicia-se em um dos olhos, e depois de alguns dias afeta o outro olho, durando de uma semana a 15 dias. Sintomas: Sensação de areia, corpo estranho nos olhos e forte lacrimejamento são alguns de seus sintomas. 

O tratamento depende do diagnóstico, mas em geral é feito com soros fisiológicos; em casos virais ou bacterianos, com colírios com antibióticos apropriados. Consulte um oftalmologista! 

Alergias 

Doenças como sinusite, rinites e alergias surgem com mais frequência nessa estação do ano. Os sintomas mais comuns são coceira nos olhos, vermelhidão, olhos lacrimejantes e inchados, além de sensibilidade para a luz. Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros. 

Recomendações:

  • Lave toda roupa de cama e roupas de inverno que estão guardadas a muito tempo
  • Evite ficar em ambientes completamente fechados por muito tempo
  • Durma em um ambiente arejado e umedecido
  • Lave com mais frequência mãos e rosto
  • Não compartilhe toalhas de rosto, maquiagem ou qualquer outro item facial
  • Limpe objetos que acumelem muita poeira, como cortina, tapete, bicho de pelúcia, etc
  • Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo
  • Em caso de conjuntivite, não use lentes de contato e não coce os olhos

Lembre-se que apenas um médico oftalmologista pode te diagnosticar, por isso, mantenha suas consultas em dia para garantir a saúde dos seus olhos! 

Óticas Maria José

Nosso objetivo principal é fazer com que todos tenham saúde ocular de qualidade e acessível. Investimos em tecnologia e produtividade para ser a melhor loja, nos consolidando como a grande referência do setor. Visite uma de nossas lojas!

Posts Relacionados

Comentários (1)

Glaúcio Sathler Júnior

eXCELENTE MATÉRIA, REAL E INFORMATIVA. vALEU!

Deixar um comentário