Você sabe quanto tempo em média passa em frente às telas do seu smartphone, TV, ou até, mesmo em frente ao computador?
Segundo um estudo realizado pela empresa HootSuite, em parceria com a empresa We Are Social, o brasileiro passa em média 9 horas 29 minutos conectado à internet todos os dias. Sendo o segundo país no mundo, com maior tempo de conexão.
E todo esse tempo conectados aos aparelhos, podem ocasionar danos sérios à visão. Para minimizar os impactos das luzes artificiais, as lentes com filtro para luz azul são uma excelente opção.
No artigo de hoje, vamos falar qual a principal diferença entre as lentes que possuem filtro para luz azul e as que não possuem. Se você quer saber mais a respeito desse assunto, continue acompanhando nosso artigo até o final.
O que são lentes com filtro para luz azul?
Se você já usa óculos, ou se esta é a primeira vez que irá utilizá-los, provavelmente já deve ter ouvido falar a respeito do “filtro para luz azul”. Mas pode ser que você esteja se perguntando: “Mas afinal o que é esse filtro para luz azul?”
Antes de entender o que é o filtro, é importante saber que a luz azul é composta por duas partes:
Luz azul – turquesa: Esse tipo de luz é emitido pelo sol e, pode ser benéfico para saúde. Isso porque ele ajuda a regular o nosso “relógio biológico”, estando diretamente relacionada à produção de serotonina, que promove aquela sensação de bem-estar e também a produção de vitamina D, em nosso organismo.
A luz azul – violeta: Por outro lado existe também a luz azul-violeta, esta é considerada nociva para a saúde dos olhos. Costuma ser emitida por luzes artificiais dos ambientes e também dos aparelhos como por exemplo televisão, celulares, tablets, computadores e muitos outros.
As lentes com o filtro para a luz azul, recebem um tratamento protetor que pode ser aplicado tanto em óculos de grau, quanto em óculos solares com objetivo de bloquear a passagem da luz azul violeta ( que é nociva para a saúde da visão).
Vale a pena ressaltar que essa proteção, permite passar apenas a luz azul turquesa (que faz bem à saúde visual e do corpo de um modo geral).
Qual a principal diferença entre lentes convencionais e com filtro?
Atualmente existem diferentes tipos de tratamentos que podem ser realizados nas lentes, com o objetivo de minimizar o impacto de diferentes aspectos.
Na hora de fazer as lentes, hoje em dia, é muito comum que as pessoas já solicitem o tratamento antirreflexo, antirrisco, entre outros.
Eles de fato oferecem uma enorme proteção para quem utiliza, trazendo mais conforto no dia a dia. Mas não impedem os problemas que podem ser ocasionados, em função da exposição excessiva dos olhos à luz azul.
Por outro lado, as lentes que possuem filtro para luz azul, recebem um tratamento específico, que visa bloquear a passagem dos raios UV emitidos pela luz azul violeta que, como já mencionamos aqui no artigo, são altamente nocivos para a saúde dos olhos.
Para saber mais a respeito dos impactos que a luz azul podem ocasionar na saúde da visão, acompanhe também nosso artigo: Você sabe o que é luz azul e como ela pode prejudicar a sua visão?
Vale a pena investir em lentes de filtro para luz azul?
Uma das dúvidas mais frequentes das pessoas que vão fazer o óculos é justamente essa: “Será que realmente vale a pena investir em lentes com filtro para luz azul?” E a resposta é sim!
Se você utiliza o celular, trabalha em frente ao computador ou, até mesmo, gosta de passar o seu tempo livre vendo televisão é fundamental, manter sua visão protegida.
Aqui nas Óticas Maria José você encontra as melhores opções de armações e de lentes com tratamento de filtro para a luz azul, com preços e condições exclusivas. Venha até uma de nossas lojas e saiba mais.