Blog

13-06-2019

Dicas de como criar fotos noturnas incríveis

Se você está apenas iniciando, ou mesmo se já arrisca fazer algumas fotos com sua câmera. Já deve ter percebido que as fotos noturnas podem parecer, um pouco mais complexas de serem produzidas. Mas não precisa ficar desanimado! Saiba que é possível desenvolver excelentes fotos no período da noite, mesmo com pouca ou quase nenhuma experiência. Quer saber como?

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de ouro de como criar fotos com boa resolução, mesmo com poucos recursos. Não deixe de conferir essas dicas que vão fazer toda diferença na hora de realizar fotos noturnas.

Fique atento ao ajuste das configurações da sua câmera

Cada situação exige uma configuração da sua câmera específica. Mas existem alguns insights que podem tornar suas imagens noturnas ainda mais eficientes.

Velocidade do obturador:

Lembre-se que no período da noite há sempre uma menor incidência de luz. Por isso, procure usar um tempo de velocidade do seu obturador mais longo. Pois dessa forma será possível ter uma captação maior de luz através do sensor, do que quando a o obturador se abre e se fecha de maneira rápida, fazendo com que você consiga captar ainda mais, os detalhes do ambiente.

O tempo de exposição deve variar, de acordo com o resultado que você pretende atingir, uma dica é aumentar gradativamente o tempo de exposição até que você consiga atingir o resultado desejado.

ISO:

Há quem prefira investir em um ISO alto, ao invés de priorizar o tempo de exposição. Pois o ISO mais alto pode ser uma alternativa, para compensar o baixo tempo de exposição. No entanto, é preciso ficar atento. Pois quanto maior for o ISO, sua imagem estará também mais suscetível a ruídos.

Abertura do diafragma:

Dê prioridade as lentes com uma boa abertura do diafragma. Pois quanto maior for a abertura da lente, maior também será também a quantidade de luz que estará entrando na sua câmera.

Usar ou não usar o flash?

O uso do flash é um assunto que divide opiniões, entre os fotógrafos amadores e até mesmo os profissionais. Isso por que há quem acredite que ele é um item indispensável para valorizar as imagens, outros porém acreditam que o flash não traz um bom resultado.

Mas será que o uso do flash é ou não necessário?

E a resposta é depende. Em grande parte das vezes, o uso do flash é indicado apenas para retratos, ou seja, fotos de pessoas. Já para fotos de ambientes, o recomendado é utilizar fotos sem o flash. A fim de captar de forma mais detalhada a imagem, a partir das configurações que serão ajustadas na câmera.

É evidente que existem situações, onde o uso do flash pode ocasionar um excesso de luminosidade na imagem dando aquela impressão de que as fotos estão “estouradas”. Por isso, é necessário avaliar cada ambiente e imagem de forma particular a fim de obter sempre os melhores resultados.

Invista em um tripé para melhorar suas fotos

Para alcançar bons resultados a partir de fotos realizadas no período da noite, é recomendado, em boa parte das vezes será necessário trabalhar com velocidade do obturador mais baixas. Com isso, qualquer movimento por mais imperceptível que possa parecer, pode fazer com que suas fotos fique com um efeito tremido ou desfocado.

Quanto mais prática, melhores resultados

A fotografia é algo bastante versátil. E para quem está apenas iniciando pode parecer inibidor tantos termos, expressões e processos. Mas a prática é a melhor aliada do fotógrafo. E fará com que você consiga adquirir técnicas próprias para alcançar melhores resultados.

Em nosso blog, também compartilhamos diversas dicas sobre o universo da fotografia. Não deixe de acompanhar!

Posts Relacionados

Deixar um comentário