Blog

Quais as doenças oculares mais frequentes e como tratá-las?

 

Com a vida cada vez mais agitada hoje em dia, muitas pessoas acabam negligenciando a saúde da visão. Deixando de ir ao oftalmologista, não fazendo exames regulares e até mesmo não utilizando óculos adequado a necessidade visual.  

 

E como resultado disso, de acordo com um levantamento feito pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo, tem problemas de visão. E dessas pessoas, 60% a 80% dos casos de problemas de visão poderiam ter sido evitados ou tratados.  

 

Para nós, a se manter informado é fundamental para se ter uma vida melhor e mais saudável. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre quais são as principais doenças oculares segundo o Ministério da Saúde, e como tratá-los.  

 

Catarata

 

A Catarata é uma lesão ocular que afeta diretamente o cristalino, deixando opaco. A pessoa com catarata costuma ter a visão embaçada, e ao longo dos anos com a progressão da doença a vista tende a ficar mais comprometida. Com o tempo, passa enxergar apenas vultos e pode até mesmo ficar cega. 

 

A cirurgia, é única forma de tratamento da catarata. No procedimento que é feito pelo oftalmologista, é substituído o cristalino por uma lente artificial. 

Glaucoma

 

O glaucoma acontece quando a pressão do nervo intraocular (dentro dos olhos) fica muito alta, fazendo com que o nervo ótico seja lesionado. 

 

Geralmente, os sintomas acontecem de forma gradual. E quando a pessoa começa a sentir a perda da visão, é sinal de que  a doença já pode estar em estágio avançado. 

 

Uma das principais forma de tratamento, é usando colírio específico para retardar a doença. 

Conjuntivite

 

Já a conjuntivite, uma doença muito comum no verão e no inverno onde as temperaturas são mais extremas, pode ser causada por diversos fatores como reações alérgicas, poluição, cloro de piscina. E também por alguns tipos de vírus e bactérias. 

 

Os sintomas trazem muito desconforto para quem está conjuntivite, e como a conjuntivite costuma passar sozinha entre 7 até 15 dias, o ideal é fazer higienização do local e compressas frias.  

 

Retinopatía Diabética

 

Costuma ser ocasionada em função de danos que se formam na retina, que fica na parte traseira dos olhos. Pessoas que tem dificuldade em controlar a diabetes, podem apresentar os sintomas da doença, que pode ocasionar até mesmo a perda da visão. 

 

Como parte do tratamento, costuma ser indicado o controle da diabetes e mudanças no hábito de vida. Mas em casos considerados mais graves, a cirurgia pode ser indicada. 

 

 

Degeneração Muscular Relacionada à Idade (DMRI):

 

É uma doença que causa degeneração da mácula (localizada na retina), e costuma atingir pessoas com mais de 50 anos. Causando visão borrada, pontos luminosos, dificuldade para enxergar à noite, entre outros. 

 

O mais recomendado pelos especialistas para o controle da doença, é mudança no estilo de vida, como melhorar a alimentação, deixar de fumar, praticar atividades físicas. 

 

Além disso, os médicos também recomendam o uso de óculos de sol para evitar a exposição dos olhos aos efeitos do raios UV. Em casos mais específicos, é necessário fazer aplicação de injeção com medicação apropriada de forma intraocular, ou seja, nos olhos.  

 

Erros de Refração: (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Presbiopia): 

 

Por fim, entre os problemas de visão mais comuns estão os erros de refração. Que acontecem quando os feixes de luz se desviam e não chegam focados na retina, causando falta de nitidez ao enxergar. 

 

Entre os erros mais comuns estão, a Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Presbiopia. O tratamento dos erros de refração, é feito com o uso de óculos de grau e lentes de contato com grau, que servem para corrigir os problemas.  

 

Como você viu em nosso artigo

 

Manter hábitos de vida saudável, ir regularmente ao oftalmologista, fazer o tratamento adequado e principalmente utilizar óculos de grau e de sol corretos faz toda a diferença para manter a saúde da sua visão. 

 

Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando outras dicas para manter a sua visão ainda mais saúde aqui em nosso blog!

Fonte Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-oculares  

  

Posts Relacionados

Deixar um comentário