Blog

Óculos para leitura: Quando e como começar usar?

 

Com o passar dos anos, é comum sentirmos algumas alterações na visão. E o que antes era fácil de enxergar, como ler um livro ou ver as pequenas teclas do celular, por exemplo, acaba se tornando mais difícil. 

 Mas você sabia, que com uso do óculos adequado é possível minimizar este problema? 

No artigo de hoje, vamos falar sobre quais os sinais da necessidade de uso dos óculos de leitura e como saber se você deve ou não usar. Continue acompanhando e saiba mais!

 

Presbiopia ou vista cansada

 

A presbiopia que também é conhecida como vista cansada, é um distúrbio ocular comum que tende a surgir com a idade. Geralmente após os 40 ou 45 anos, é possível notar os primeiros sinais de vista cansada.  

E isso acontece pois ao longo dos anos, devido a um desgaste natural nos olhos, com a perda da elasticidade do cristalino. 

Porém, apesar de ser considerado algo relacionado a idade em alguns casos o desgaste ocular pode ocorrer mais cedo.  

 

Fique atento aos sinais 

 

Sabe quando você precisa colocar um livro, ou o celular mais distante para poder enxergar o que está escrito? Bom este é um dos primeiros sinais de vista cansada (presbiopia). 

Este movimento de colocar os objetos mais distantes para poder enxergar é apelidado de “síndrome do braço curto”. 

Outros sinais bastante comuns de que sua visão está sofrendo alterações devido a presbiopia, são: 

 

  • Dores de cabeça regulares; 
  • Visão borrada ou desfocada quando você tenta ler algo próximo;
  • Necessidade de mais luz que o habitual para enxergar; 
  • Dificuldade de ler letras muito pequenas;

 

Será que preciso me preocupar? 

 

Embora os sinais de vista cansada possam ser incômodos, não é necessário se preocupar pois o distúrbio não considerado grave. E pode ser facilmente diagnosticado e solucionado.

Mas para obter o diagnóstico adequado é fundamental procurar um profissional. O oftalmologista ficará responsável por avaliar se os sintomas de fato estão relacionados a presbiopia, ou se os sinais que indicam a necessidade de óculos está relacionado a outro tipo de problema visual. 

A partir disso, o profissional indicará a receita para que você possa fazer os óculos compatível a sua necessidade visual.    

 

Tipos de óculos de leitura 

 

Existem diferentes modelos de óculos de leitura, indicados para pessoas que possuem presbiopia ou vista cansada. Os principais exemplos são: 

 

Óculos “meia -lua”

 

Que também podem ser conhecidos como óculos “meia – taça” são óculos menores, que costumam ficar apoiados mais para baixo no nariz.

Por meio deles, é possível ter mais facilidade na hora de focar sua visão de perto. E quando você precisar enxergar algo que esteja mais distante, é só levantar os olhos e olhar sobre os óculos. 

O grande desafio desse tipo de óculos, é que única funcionalidade dele é para ver objetos de perto. Caso você tenha algum outro tipo de distúrbio ou problema na visão, precisará trocar de óculos com regularidade para poder suprir as suas necessidades visuais. 

 

Óculos multifocais   

 

Por outro lado, os óculos com lentes multifocais ou lentes progressivas possuem 3 campos de visão, permitindo que você enxergue a uma distância curta, média ou longa. Dessa forma você não precisa se preocupar em utilizar mais de um óculos por vez. 

 

Como encontrar o óculos para leitura certo?

 

Em geral o próprio oftalmologista durante a consulta, irá indicar qual o modelo mais adequado para as suas necessidades. 

E com a receita do óculos em mãos, é só vir até uma de nossas unidades das Óticas Maria José que nossos especialistas te darão toda orientação necessária para que você encontre o modelo certo. 

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando outras informações relevantes aqui em nosso blog.     

 

  

Posts Relacionados

Deixar um comentário