Blog

DIVERSOS-ABRIL

Quando ir ao oftalmologista?

Procurar um médico dos olhos é obrigação apenas de quem usa óculos ou lentes de contato? Não! Fazer consultas regulares, mesmo que você enxergue bem, é muito importante para verificar como está a saúde dos seus olhos. Mas, afinal, você sabe quando ir ao oftalmologista e qual é a frequência ideal?

Boa parte das pessoas só se preocupa em ir ao médico quando sentem algum desconforto nos olhos ou têm dificuldade para enxergar. No entanto, assim como os outros órgãos, para evitar problemas oculares, a prevenção é o melhor remédio.

Um oftalmologista é o médico especialista em tratar da saúde dos olhos. É ele quem prescreve os exames, dá o diagnóstico de uma possível patologia, analisa o tratamento adequado e também acompanha um paciente no pré e pós operatório, em casos de cirurgias oculares.

Em relação ao mercado de trabalho, o profissional também pode se especializar em áreas específicas relacionadas à visão, que pode ser tanto a clínica, como a cirúrgica.

É o oftalmologista quem prescreve receitas para a adesão de lentes de óculos de grau, entre outros tratamentos que buscam melhorar e manter a qualidade da visão de um paciente.

Inclusive, receita prescrita pelo oftalmologista existe sim um prazo de validade. Aliás, quando esse prazo é excedido, você deve fazer novos exames, porque seu problema pode ou não ter se agravado. Por isso, é muito importante manter a uma frequência de visita ao oftalmologista.

Cuidar da saúde dos olhos é um hábito fundamental, que infelizmente ainda está em segundo plano na rotina de muitos brasileiros. Isso acontece porque em geral, as pessoas deixam para ir ao oftalmologista somente quando percebem algum problema ou quando suspeitam que precisem usar óculos. Check-ups oftalmológicos anuais são a melhor medida a ser adotada como prevenção a partir dos 20 anos de idade, e, mesmo tardiamente, aos 40 anos.

Posts Relacionados

Deixar um comentário