Blog

26-08-2019

Como tirar fotos em movimento sem ser profissional

 

Se você é daquelas pessoas que adora registrar momentos especiais de brincadeira dos filhos, uma reunião especial com amigos e até aquele momento engraçado do seu pet. Então sabe bem que aquelas fotos tiradas de forma espontânea, costumam ser aquelas permitem guardar uma boa recordação na memória.

Mas para registrar um momento tão autêntico, nem sempre é possível fazer com que as pessoas e os objetos permaneçam estáticos. E o resultado disso, é que as fotos em movimento acabam ficando embaçadas ou desfocadas. 

Para ajudar você a melhorar ainda mais os resultados das suas fotos, no artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de como tirar boas fotos em movimento, mesmo que você não disponha de recursos profissionais.

Fique atento as configurações da câmera

O obturador é o ponto principal que deve ser observado, para o bom desempenho em suas fotos em movimento. Pois é ele quem controla o tempo em que o sensor irá ficar exposto à luz. 

A partir disso, é importante que você tenha em mente qual tipo de efeito você pretende obter, para que dessa forma você possa ajustar o valor do obturador de sua câmera. 

  • Velocidade lenta do obturador: Quando o obturador da câmera está ajustado com velocidade de 1/50 para menos, são consideradas velocidades lentas. Nesse caso, é possível obter um efeito mais artístico nas imagens. Como rastro de farol do carro, por exemplo.  
  • Velocidade média do obturador: Caso você queira fotografar pessoas ou objetos em movimento, a dica é usar uma velocidade média do obturador que pode variar entre 1/50 e 1/125. 
  • Velocidade alta do obturador: Já se o seu objetivo é tirar fotos onde a imagem fique congelada. A sugestão é usar a velocidade alta do obturador que varia entre 1/125 e 1/1000.

Aliado a essas configurações, você também deve encontrar um equilíbrio na hora de ajustar o ISO e o diafragma. De acordo com, a quantidade de luminosidade que você possui no ambiente. 

 

Fique atento aos recursos do seu celular 

Muitos smartphones já vem com recursos nativos, que permitem facilitar as fotos em movimento como a opção slow motion. E outros  recursos que permitem tirar fotos com o fundo borrado, com foco apenas nos objetos ou pessoas que estão em movimento. 

Caso seu dispositivo ainda não conte com esses recursos,  é possível baixar aplicativos que disponham destes e outros que visam a facilitar na hora de tirar fotos em movimento. 

Alguns exemplos são o YI Action – para dispositivos Android, e o IMotion para dispositivos IOS.

 

Outras dicas essenciais para tirar boas fotos em movimento

Existem alguns pequenos detalhes que podem contribuir com o o bom desempenho de suas imagens em movimento. Acompanhe algumas sugestões:

  • Procure ter sempre uma boa iluminação
  • Mantenha distância do objeto ou pessoa que será fotografado. Pois quanto mais longe, mais lento o movimento tende parecer
  • Se movimente junto com o câmera ou celular
  • Quando necessário, utilize um tripé em que a parte superior seja móvel para manter estabilidade em sua imagens. 
  • Tire várias fotos na sequência
  • E principalmente procure praticar sempre

Para quem não é profissional, nem sempre é fácil criar efeitos interessantes nas imagens. Mas é fundamental continuar tentando. 

Testando quais configurações ou recursos mais atendem a necessidade de cada imagem, pode demandar um certo tempo. Mas com empenho vale super a pena.

 

Como preservar por mais tempo as imagens

Depois de tirar fotos com o efeito tão interessante, deixar a imagem arquivada no sua câmera para guardar esses momentos por mais tempo é imprescindível revelar as imagens. 

Aqui nas Óticas Maria José você pode revelar suas fotos de maneira prática, em apenas alguns cliques. 

Acesse nossa página e saiba mais: https://oticasmariajose.com.br/revelacao/  

Posts Relacionados

Deixar um comentário