O que são lentes multifocais e quando usar?
Existem diversos tipos de lentes, para quem usa óculos de grau. E cada uma delas, possui uma função específica, com o objetivo de auxiliar na visão de quem usa. Hoje vamos falar a respeito das lentes multifocais.
Durante este artigo, iremos explicar o que são lentes multifocais e abordar em quais casos são indicados, esses modelos de lentes. Acompanhe!
Mas afinal, o que são lentes multifocais?
Estima-se que a partir dos 40 anos, grande parte das pessoas tendem a perder o foco da visão de forma gradual. Mas é possível que pessoas com menor idade também necessitem usar esse tipo de lente. Pois as lentes multifocais, ou lentes progressivas como também costumam ser chamadas, são um tipo de lente que possuem múltiplos campos de visão. Fazendo com que uma pessoa que tenham dificuldade de enxergar tanto de perto, intermediário ou de longe, tenham uma melhor correção da visão.
A objetivo desse tipo de lente é proporcionar conforto para quem usa, evitando assim a necessidade trocar de óculos em cada uma das situações de perto, a uma distância mediana ou de longe.
Como funcionam as lentes?
As lentes multifocais, oferecem uma correção da visão de forma gradual, desde o ponto de visão mais mais próximo. Ou seja, na parte de inferior da lente, onde o foco está voltada para ver de perto, como ler um livro ou utilizar o celular, por exemplo.
Passando pela parte central (intermediária) e superior da lente. Onde o foco, tem por objetivo facilitar a visão de objetos mais longes. Uma placa de trânsito, ou uma até mesmo objeto ou pessoa mais distante.
Como escolher armação para as lentes multifocais
Esse tipo de lente, tende a ser um pouco maior do que os outros tipos de lentes. Justamente para oferecer um foco de visão mais amplo, para quem utiliza. Nesse sentido, é recomendado que as lentes multifocais tenham uma armação, que comporte esse tipo de lente. Ao escolher sua armação, a recomendação é que ela tenha ao menos 3 cm de altura do aro (30 mm). E que seja uma armação de aro fechado, ou com meio aro.
Assim é possível ter uma transição entre os focos de visão, mais harmoniosa. Tornando sua rotina com os óculos, muito mais agradáveis. Pois armações muito pequenas, tendem a dificultar essa transição de grau, e podendo até mesmo atrapalhar sua visão.
Dicas de como se adaptar
Ao começar a usar lentes multifocais, muitas pessoas relatam uma certa dificuldade para se acostumar, com os diferentes campos de visão. E com isso, acabam retirando os óculos diversas vezes, para reduzir o incômodo. Mas é fundamental que você mantenha os óculos, o maior tempo possível do seu dia, pois o cérebro tende a se acostumar conforme a visão vai se tornando mais nítida.
Uma dica para começar a treinar o cérebro, é manter a visão em um objeto distante, como televisão e gradualmente trazer a visão para um objeto mais próximo, como o celular, por exemplo.
Evite movimentos bruscos no início e vá ajustando sua visão nos diversos ambientes aos poucos. Dessa forma sua adaptação tende a ser mais eficiente.
Pontos importantes para observar na hora da escolha da lente
Por ser uma lente que possui múltiplos pontos de foco, as lentes multifocais costuma ter um preço superior aos outros tipos de lente. No entanto, a tecnologia em que são desenvolvidas oferecem qualidade e conforto para quem a utiliza.
Existem diversos marcas de lentes multifocais, o ideal é encontrar uma que atenda às suas necessidades mas com um preço que caiba no bolso, não é mesmo? Vá a uma de nossas lojas e escolha o óculos certo para você. Acesse o link e veja os endereços e telefones de contato: https://oticasmariajose.com.br/lojas/