Vermelhidão nos olhos durante o verão, saiba o que pode ser
Nós já falamos por aqui que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela conjuntivite. Acontece que essa estação também fica marcada pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. Tem gente que ainda sofre com a claridade e fica em dúvida sobre como proceder. Mas hoje você vai aprender que esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples.
Sabe aquela coceira que parece nunca ter fim? Quanto mais você esfrega, mais vermelhos seus olhos ficam, as pálpebras começam inchar, vem a dificuldade para enxergar e estraga o passeio. Os microorganismos que ficam na água do mar e a concentração de sal, diferente das lágrimas, podem causar irritação e até infecções.
O próprio sol oferece perigo, porque os raios ultravioletas podem levar à queimadura da córnea e da retina. Por isso, ao menor sinal de irritação, deixe de ir à praia e à piscina. Caso o problema não desapareça com as compressas geladas, procure um médico.
No geral, a vermelhidão nos olhos e as infecções oculares, são causadas pelo sal, da água do mar. Por isso é importante respeitar as placas informando onde é próprio ou não para o banho na praia. As impurezas podem causar infecções, que têm irritação, coceira e vermelhidão como sintomas.
O cloro é usado como agente de combate aos microorganismos que invade a piscina. No entanto, também prejudica a saúde dos olhos e pode causar conjuntivite química, pior do que a provocada pela água do mar. Quanto maior a concentração dessa substância na água, menor a quantidade de microorganismos. Mas a agressão química também é maior.
Lave o rosto com água mineral ou corrente, toda vez que sair da piscina ou do mar. Isso ajuda na remoção da salina e das substâncias químicas que causam irritação. Compressa de soro fisiológico gelado alivia a coceira e diminui na hora a vermelhidão. Pode usar água mineral também. Evite o uso de água boricada, porque ela pode causar alergia piorar ainda mais o problema.