Blog

Você sente sua vista ”cansada”?

É natural acima dos 40 anos de idade grande parte da população sentir um “cansaço” nas vistas. Isso porque na medida que vai chegando o envelhecimento, a visão começa a sentir um desconforto. 

Esse problema de visão é chamado de Presbiopia. Muita gente começa a perceber esse cansaço na visão após ler um livro ou ficar horas na frente de uma tela de computador ou celular. 

Neste artigo, vamos dar dicas de como aliviar esses sintomas quando surgirem e como evitar que os sintomas piorem.

 

Como identificar os sintomas

É claro que alguns sintomas se manifestam com a Presbiopia. É fundamental dizer que, a partir dos 40 anos ocorre diminuição da elasticidade do cristalino, resultando na maior dificuldade para enxergar os objetos de perto. Ao começar a sentir os sintomas é importante se atentar e não deixar que a situação piore.

Podemos destacar os principais sintomas de vista cansada:

  • Dor de cabeça
  • Ardor nos olhos
  • Olhos vermelhos/ secos/ ou lacrimejando
  • Visão turva ou dupla
  • Fotofobia
  • Dor no pescoço
  • Dor nos ombros e costas
  • Dificuldade de concentração

De uma forma geral, o oftalmologista pode indicar o uso de óculos e lentes de grau para ajudar o olho a focar melhor de perto, correspondendo a uma forma de tratamento mais prática e com resultado rápido.

Mas uma outra forma também de aliviar esses sintomas, de acordo com especialistas, é piscar várias vezes ao longo do dia, principalmente quando se passa muito tempo na frente de um dispositivo eletrônico. É um passo muito simples e pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada, já que permite lubrificar melhor o globo ocular.

 

Importância de consultar com um oftalmologista

É muito importante o acompanhamento frequente com o oftalmologista para diagnóstico dos problemas nas vistas. Mesmo sem sentir o sintoma de algum problema grave na sua visão, ir ao médico deve se tornar rotina. 

Esse acompanhamento varia conforme a idade do paciente, o histórico familiar ou de acordo com o problema enfrentado na visão. 

A realização de exames oftalmológicos é a principal forma de diagnosticar problemas nas vistas precocemente e assegurar a saúde ocular. Portanto, sempre que possível consulte um oftalmologista.

Deixar um comentário