Blog

01-08-2019

Fique atento aos principais sinais de astigmatismo

Em meio a rotina repleta de atividades, como trabalho ou estudo, por exemplo, muitas pessoas acabam não se dando conta dos problemas na visão. 

E quando aparecem os primeiros sinais, acabam postergando sua ida ao oftalmologista e, com o passar do tempo e a falta de cuidados adequados podem acabar prejudicando ainda mais visão. E a longo prazo, causando até mesmo danos maiores a visão. 

Neste artigo, vamos falar dos sinais e sintomas mais comuns de quem tem astigmatismo. E quais são as formas de tratamento. Confira! 

O que é astigmatismo? 

O Astigmatismo, é uma problema de visão, que acontece com bastante regularidade entre pessoas de diferentes idades, inclusive crianças.

Ele acontece quando a córnea – que fica na parte frontal do olho. Ou o cristalino – que fica atrás da íris na região interna do olho. Não são perfeitamente assimétricos.   

O astigmatismo pode se desenvolver logo no nascimento, ou pode ser causado em função de uma lesão ocular, em função do aparecimento de alguma doença específica, ou ainda em função de alguma cirurgia. 

E pode estar a associado a outras problemas de visão, também conhecidos como problemas de refração, como hipermetropia e miopia. 

Quais sãos os principais sintomas? 

O sintomas mais frequentes, de pessoas que têm astigmatismo são 

  • Dificuldade de ler – Em geral pessoas com astigmatismo, possuem dificuldade de ler letras pequenas, ou quando a necessidade de ler outros itens costumam “apertar” os olhos para visualizar melhor.  
  • Visão dupla ou embaçada – Tem também a impressão de ver sempre dois objetos. Ou quando estão olhando, tem a impressão de ver vultos. 
  • Fotofobia – Dificuldade e enxergar em ambientes com maior incidência de luz. 

Outros sintomas comuns de astigmatismo 

Além destes sintomas habituais, há casos de adultos e principalmente crianças com astigmatismo que sentem dores de cabeça, devido ao esforço de fazer com que a visão fique nítida frequentemente, sensação de olhos cansados e de tensão nos olhos. 

Como saber se você tem astigmatismo?

Caso você apresente alguns destes sintomas, que mencionamos nos tópicos anteriores aqui do artigo, é fundamental agendar uma consulta no oftalmologista. 

Durante a consulta, o médico fará uma série de perguntas, e testes que irão permiti-lo rastrear e identificar se você possui astigmatismo. Ou ainda, se possui algum outro problema de visão associado ao astigmatismo. 

Com base nessas informações, o médico irá determinar qual procedimento você poderá realizar a fim de reduzir os sintomas do astigmatismo. 

Quais sãos os tratamentos indicados? 

Os sintomas de quem possui astigmatismo podem ser bastante  incômodos. E a acabar atrapalhando a rotina e a realização de tarefas simples do dia a dia, dependendo da intensidade dos sintomas que você tem. 

Lentes de correção: 

E uma das formas indicadas de reduzir esses transtorno, é utilizando lentes de correção. Ou seja, por meio de óculos de grau adequado ao problema de visão. Ou ainda através das lentes de contato.

Em ambos os casos, para desenvolver as lentes de maneira adequada, é necessário obter uma prescrição médica, e procurar uma ótica de qualidade para desenvolver o seu óculos de forma eficiente. 

Cirurgia:

Além dos óculos ou lentes de contato, a cirurgia refrativa também uma opção para fazer a correção do astigmatismo.Há diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos, e cada um deles deve variar conforme a intensidade do problema de refração de cada pessoa.  

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas que possuem astigmatismo podem realizar a cirurgia. Há casos, por exemplo, de pessoas que têm a córnea muito fina. E a aplicação do laser durante o procedimento cirúrgico, pode acabar eliminando parte do tecido.

Acompanhe mais informações relevantes em nosso blog e mantenha a saúde da sua visão em dia.

Posts Relacionados

Deixar um comentário