Blog

Aumento de miopia em crianças assusta profissionais, fique alerta!

O aumento de casos de miopia em crianças está preocupando a comunidade de oftalmologistas brasileiros. A relação do crescimento da doença está relacionada com a utilização de aparelhos eletrônicos, segundo diversos especialistas.

Segundo a reportagem do portal de notícias Hypeness, de acordo com uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2020, cerca de 35% da população terá a miopia e até 2050, a previsão é que mais da metade dos seres humanos tenham esse problema de visão. 

Diante disso, neste artigo falaremos da aumento da miopia em crianças e como diminuir isso. Uma ótima leitura e atente-se caso perceba qualquer um dos sintomas listados.

O que é a miopia?

Bom, podemos caracterizar a miopia como a dificuldade de enxergar objetos de longe causado por um erro refrativo em sua visão por causa do formato do olho.

Desse modo, uma pessoa comum costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto que uma pessoa que tem miopia possui esse formato mais longo do que deveria ser, ocasionando o distúrbio. 

Apesar da miopia ser um fator hereditário, existem diversos fatores que podem influenciar o surgimento da doença: desde questões comportamentais (como uso de aparelhos digitais).

Por que diagnosticar a miopia em crianças?

A falta de um diagnóstico precoce pode intensificar muito os problemas da visão. Como o desenvolvimento visual da criança se dá entre até os seis anos de idade, casos de miopia precoce podem causar danos graves ao trato ocular infantil.

Segundo o médico César Lipener, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em entrevista à Agência Brasil, afirmou que:

“Quando não existe um exame mais precoce, muitas vezes, a criança pode ter algum problema. A criança não se queixa, os pais não percebem, e essa avaliação, quando não é feita a tempo, pode acarretar sequelas ou dificuldades que a criança vai acabar levando para o resto da sua vida”.

Ou seja, é necessário que os pais ou responsáveis passem a observar qualquer mudança no comportamento da criança e ficar atento aos possíveis sintomas da miopia, por exemplo:

  • Dores de cabeça durante o dia ou enquanto se executa alguma atividade ou trabalho;
  • Fadiga excessiva por forçar a visão;  
  • Visão embaçada e 
  • Apertar os olhos para enxergar

Tirando o telefone de cena

Não há necessidade em banir o aparelho mas é preciso maneirar no uso desse recurso, mas como? O que fazer então para distrair os pequenos? Trago aqui essas respostas.

Já adianto que irá precisar de um preparo material e mental, que pode render momentos divertidos em família e que ainda estimulam o desenvolvimento mental e pessoal, entre as dicas, temos:

Esconde-esconde: 

Os pequenos amam esse tipo de brincadeira. A partir de um ano, esconda objetos na mão, como sachês de sal, e peça para a criança adivinhar em qual das mãos o item está. Quando ela for mais velha, a situação pode ser invertida: ela esconde e os pais adivinham.

Massinha:

A massa de modelar realmente é uma ótima alternativa nestes momentos. Para estender o interesse da criança nela, tente acrescentar objetos dos arredores na brincadeira: um porco espinho com canudos, um boneco com palito de sorvete e por aí vai.

Livros:

Livros infantis também são uma ótima alternativa para substituir o celular. Há opções interessantes para todas as idades, algumas mais interativas e que estimulam os sentidos das crianças.

Seja exemplo:

As crianças acabam pegando muitos costumes de quem está a sua volta, sendo assim, crie o hábito de deixar o telefone de lado e aproveitar mais a vida fora da internet. Momentos como as refeições são uma ótima oportunidade de estar juntos em uma rotina cada vez mais corrida. 

Agora já conheceu algumas dicas, não deixe de levar as crianças ao oftalmologista e acompanhá-las de perto com o uso dos smartphones.

Caso tenha mais alguma dica, deixe ela aqui também nos comentários para nós!

Posts Relacionados

Deixar um comentário