Blog

Estresse também pode causar problemas na visão!

Quando falamos de visão, muitos fatores podem contribuir para ocasionar em problemas, entre eles: lesões, doenças, e até mesmo estresse. Embora pareça algo “normal”a população está sentindo o impacto do estresse intenso na saúde. 

De acordo com um estudo publicado pelo jornal da EPMA (Associação Europeia para Medicina Preditiva, Preventiva e Personalizada) revela que o estresse mental é consequência e causa para problemas de visão. 

Neste artigo iremos informar como que o estresse pode contribuir para problemas na visão além de apresentar práticas que ajudam a aliviar o estresse para não chegar no ponto crítico.

O efeito do estresse no corpo humano

Para o médico Drauzio Varella quando estamos estressados sentimos um constante aumento da pressão arterial e aumento nos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências nefastas para o organismo.

Dentre as consequências, temos o aumento da pressão arterial, crises de angina (estreitamento das artérias) que podem levar ao infarto, dores musculares, nas costas, na região cervical, alterações de pele e na visão. 

Quais os sintomas do estresse na visão?

Situações do nosso dia a dia influenciam nosso organismo, contribuindo para que o estresse possa causar diferentes reações em nosso corpo, como na visão, tendo a possibilidade de ocasionar desgaste da mesma. 

Um exemplo disso é o espasmo, que acontece quando a musculatura interna do nosso olho que molda o cristalino de acordo com a necessidade do foco é submetida ao estresse.

A partir disso, sintomas como visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça, ardor ocular e outras manifestações diversas são casos que podem ocorrer. 

Outra patologia que pode ser ocasionada pelo estresse é a Coriorretinopatia Serosa Central, caracterizada pelo acúmulo de líquido entre as camadas da retina (camada interna do olho onde é formada a visão), resultando em uma visão distorcida na região central, causando:

  • hipermetropia induzida e metamorfopsia (tortuosidade das letras), que pode ter um curso de algumas semanas ou até mesmo gerar a baixa de visão permanente.

Vale lembrar que estes sintomas podem ser influenciados por outros fatores, sendo assim, procure um oftalmologista para uma melhor entendimento para poder  te orientar da melhor forma possível.

Como aliviar a tensão do dia a dia

Quando se fala de estresse, muitas técnicas para desestressar aparecem, mas quais realmente são eficazes? Pensando nisso, o site bem-estar que ajudam realmente a lidar com essas situações.

Entre as dicas, temos:

  • Respire fundo: como afirma a psicóloga Marilda Lipp: “Inspire pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando até 10.”. Ao fazer isso suas células cerebrais são oxigenadas fazendo com que você tenha uma sensação de tranquilidade.
  • Dê um tempo: Este conselho vem da“British Heart Foundation” (organização que financia pesquisas sobre doenças cardiovasculares). Para eles ao se sentir estressado ou tenso, para de fazer aquilo que esteja fazendo e vá dar uma volta, beba uma água, se puder, dê uma saída para respirar e volte logo depois para o que estava fazendo.
  • Faça exercícios: Pesquisas mostram que a prática de exercícios aumenta a produção de endorfina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Caso queira conhecer mais dicas, no site do Bem Estar são apresentadas mais dicas.

Agora que já sabe como diminuir o estresse, é só buscar colocar essas atividades em dia e cuidar sempre da sua saúde ocular.

Se conhece mais dicas, deixe aqui nos comentários para nós, será um prazer também saber o que te ajuda a aliviar o estresse e tensão 😉.

Posts Relacionados

Deixar um comentário