Dica de fotografia para iniciantes
Fotografia são recordações de momento importantes, por isso sempre queremos tirar fotos lindas. Seja uma viagem à um lugar incrível ou para retratar um encontro com os melhores amigos. Mas, quem já tentou se aventurar na fotografia sabe que nem sempre tudo é tão simples quanto parece.
Hoje vamos apresentar algumas dicas para quem está iniciando na área e quer aprender alguns conceitos básicos. Entenda os fatores principais para uma boa fotografia, seja ela com uma câmera profissional ou um celular.
Fotometria
Sabe quando uma foto está muito escura? Ou quando uma foto está muito clara? Ou quando o fundo está lindo, mas você não consegue ver a pessoa retratada? Então, esses são problemas de fotometria.
Fotometria é um conjunto de técnicas e recursos para medir a luz ao fotografar, seja esta luz natural ou artificial. Três fatores importantes: o tamanho do diafragma (a abertura da lente por onde passará a luz), a velocidade que o obturador ficará aberto para entrar luz e a sensibilidade do sensor à luz (ISO).
Diafragma, abertura ou f
O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a fotografia.
Obturador
O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.
ISO
O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, é a sensibilidade. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, ou seja, mais luz. Porém quanto mais sensível, nos filmes, maior o grão. Já no digital não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.
Histograma e composição
Outro fator muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é o histograma. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz.
Além de técnicas em relação aos equipamentos, outro fator importante independente do recurso usado para fotografar é a composição. É o ponto fundamental para o sucesso de suas imagens. Está técnica, desde que bem executada, transmite de forma eficiente a mensagem de suas fotos e facilita o entendimento de suas imagens para o espectador.