Blog

FOTOGRAFIA-FEVEREIRO-2019

O efeito do balanço do branco na fotografia

Já percebeu que algumas vezes, fotografias tiradas em um mesmo ambiente ficam com a coloração diferente? Isso é muito comum, os tons podem variar entre amarelados e azulados, principalmente. Essa transformação de cor é causada pelo balanço de branco que a câmera fotográfica faz.

A cor da luz é chamada de temperatura. Ela muda principalmente de acordo com o ambiente e com a fonte da iluminação, indo dos tons mais alaranjados e amarelados até os azulados. A maioria das fontes de luz (o sol, lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes, etc) não emitem a cor branca e têm uma certa temperatura de cor, sendo tons amarelados quentes e azuis frios.

O cérebro humano processa a informação que vem de nossos olhos e ajusta automaticamente a temperatura da cor, então normalmente vemos as cores corretamente. Mas com as câmeras não funciona assim! Os equipamentos digitais só conseguem adivinhar qual é a temperatura da cor observando a luz ambiente. Por isso, quando está no modo automático, podem deixar sua foto amarelada ou azulada.

No menu da câmera, você encontra a função “Balanço de Branco” (White balance em inglês), com algumas opções padrão que ajudam a deixar as cores o mais real possível. São elas: luz de tungstênio, luz fria, ensolarado, nublado, sombra, onde você escolhe a que mais se encaixa na iluminação de onde você está.

Na fotografia, não existe certo ou errado e nesse modo você pode experimentar “colorir” sua foto da maneira que quiser.

Posts Relacionados

Deixar um comentário