Blog

SAÚDE-VISUAL-07-11-2018

Sol sem proteção pode causar danos à retina

Os raios UV afetam a visão tanto quanto a pele. A exposição ao sol sem proteção pode, em longo prazo, causar doenças, como a catarata, e também danos à retina, que podem levar à perda da visão no futuro.

Além de atingir diretamente a visão, os raios do sol podem também refletir no nariz e depois nos olhos, o que aumenta o risco de pterígio, uma espécie de “carne” rosada que cresce na parte interna. Quem tem predisposição a ter pterígio precisa se preocupar ainda mais em usar óculos solar.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Transitions Optical aponta que enquanto 86% dos entrevistados associam problemas de pele como consequência da exposição prolongada ao sol, apenas 30% lembram-se de doenças ligadas aos olhos, como catarata.

A catarata, opacificação do cristalino (membrana responsável pelo foco), é a maior causa de cegueira tratável no mundo. Responde por 47% dos casos de perda da visão entre brasileiros. A única forma de tratamento é a cirurgia em que o cristalino natural é substituído por uma lente intraocular.

Para proteger os olhos dos danos dos raios ultravioletas, o médico recomenda usar lentes de qualidade e que protejam entre 90% e 100% da radiação UV. Esta proteção é necessária tanto nos óculos de sol, quanto nas lentes comuns usadas no dia a dia.

A dica, portanto, é proteger a visão com o uso de chapéus e óculos escuros, que devem ser grandes e com proteção 100% contra os raios UVA e UVB. Para aquelas pessoas que ficam com os olhos vermelhos após um dia na piscina, a dica é usar um soro fisiológico ou colírio, que aliviam a irritação.

Posts Relacionados

Deixar um comentário