Blog

19-08-2019

Os principais sintomas ocasionados pela falta de uso dos óculos

A visão é um dos principais sentidos do nosso corpo e, por isso, quando o assunto é saúde dos olhos todo cuidado é pouco”!

No entanto, apesar da necessidade de usar os óculos com regularidade, muitas pessoas com a correria do dia a dia acabam esquecendo de usar seus óculos de grau, ou deixam de usar de forma adequada.

E com isso, podem até mesmo ter sérios sintomas, de que alvo não está muito bem.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são esses sintomas  que podem ser ocasionados pela falta de uso dos óculos de grau e como evitá -los.

Quais os sintomas mais comuns pela falta de uso dos óculos de grau?

Os uso dos óculos de grau não é meramente uma questão de estilo. Apesar de ser uma  prioridade investir em produto de qualidade e que combine com você. A finalidade dos óculos é o de corrigir ou minimizar alguns problemas visuais

Utilizar os óculos com regularidade ou dentro do período estabelecido pelo oftalmologista é de fundamental importância para manter a boa saúde dos olhos.

Mas a falta de uso prolongada dos óculos de grau, ou ainda, o uso inadequado de lentes que não são mais compatíveis suas necessidades visuais podem ocasionar sérios sintomas sérios.

Alguns dos sintomas que mais costumam afetar que não usa os óculos de grau com frequência são:

  • Dor de cabeça intensa  
  • Maior sensibilidade nos olhos
  • Dependendo do problema visual dificuldade de leitura
  • Visão desfocada ou dupla, entre outros. 

Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. Por isso, se você tem a prescrição de uso dos óculos ,procure utilizá-lo como foi orientado pelo especialista.

 

Como reverter ou minimizar esses sintomas? 

Alguns dos sintomas podem ser revertidos com a volta do uso correto dos óculos de grau, no entanto, dependendo da extensão do problema só voltar a usar o óculos pode não solucioná-lo

Nesses casos, o recomendado é ir ao oftalmologista e mencionar os sintomas ocasionados pela falta de uso dos óculos.

O médico por sua vez deverá realizar exames que tenham por objetivo entender a extensão do seu problema. Se o seu grau aumentou ou reduziu, ou se não há outro de problema de refração de forma simultânea. Como astigmatismo, miopia, hipermetropia.

Ou mesmo se não há outro tipo de problema de visão como catarata, glaucoma ou outros.

Como se adaptar melhor ao uso dos óculos

Há situações onde as pessoas possuem mais dificuldades em usar os óculos pela falta de adaptação ao novo item. Este é um relato bastante comum entre pessoas que precisaram passar a usar óculos com grau mais elevado. Ou de pessoas que utilizam óculos com lentes multifocais.

Mas existem pequenas medidas que podem ser adotadas, e que contribuem para manter uma boa visão:

  • Nos primeiros dias utilize os óculos por algumas horas consecutivas e retire se necessário. 
  • Aumente a quantidade de tempo de uso dos óculos de forma gradual nos próximos dias.
  • No caso das lentes multifuncionais, procure passar o olhar de longe para perto devagar.
  • Para as crianças, procure estimular o uso diariamente, sempre que possível. 

Procure lembrar-se que o óculos de grau são um aliado importante para a sua saúde da visão.

Nesse sentido, utilizar os óculos de grau com regularidade e de forma adequada, como previsto na prescrição do oftalmologista é ideal o para não desenvolver problemas ainda maiores a sua visão.

Em nossos conteúdos aqui do blog, você se mantém bem informado sobre esses outros assuntos , por isso, não deixe de acompanhar. 

Posts Relacionados

Deixar um comentário